quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Designer de moda

Designer de moda


''Especialistas que trabalha com desenho industrial e artes gráficas dentro do universo da moda ''




O que é ser designer de moda?
O designer de moda é o profissional que usa suas habilidades,imaginação e criação grafica para a confecção de desenhos modelo nas mais diversas áreas, como roupas,acessórios,decoração,etc. Esses profissionais mantém suas experiências pessoais como referências que agregam valor as suas criações e interferência nos processos criativos ou produtivos,a partir da junção de conceitos,gostos,sensibilidade,tendências,conhecimentos,embassamento cientificos e muita técnica.Sua busca deve traspor os limites do mundo fashion,abragendo pesquisas nas mais variadas áreas,de maneira globalizada.
Diferente de um estilista -profissional que lida com mercado e com marca a ser atribuída ás peças confeccionada -o designer de moda é o fornecedor de material para composição de desfiles,de ambientes decorativos,etc.


Quais as características necessária para ser um designer de moda?

  1. liderança
  2. criatividade
  3. ser pesquisador
  4. saber trabalhar em equipe
  5. ter habilidades manuais 
  6. conhecimento da anatomia humana 
  7. ser conhecedor da historia da arte 
  8. observação de comportamentos
Qual a formação necessária para ser um designer de moda 
Hoje as faculdades e escolas de ensino técnica propõem vários cursos de moda e designer qe podem ter duração de 2a 4 anos . As disciplinas como história da arte,modelagem,corte e costura etc,podem contribuir e aprimorar muito as habilidades natas de cada designer. Após o término dos cursos superiores,existem os cursos de especialização,que distinguem as variações entre designer de moda,grafico,industrial,etc.

Principais atividades 
o designer de moda pode atuar em diversas atividades,como na própria confecção de novos modelos direcionados á desfiles ou venda,e tambem na produção terceirizada,ou seja,fabricação de roupagem para outras marcas e/ou empresas.Odesigner deve procurar os tecidos,fabrica-los,vendê-los ou reproduzi-los.
Numa ordem lógica dos procedimentos da confecção,o designer atribui:
  • procura do tecida ou material 
  • desenho e criaçãode modelos 
  • corte e costura (no caso de roupas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário